pesquisar neste blog

domingo, junho 29

VIDA: KASATO MARU - NIKKEIS

100 Anos de Vida
Em 28 de adril de 1908, afastava-se do Porto de Kobe no Japão o navio Kasato Maru, com 781 imigrantes japoneses, iniciando uma viagem de 52 dias onde atracou no Porto de Santos (SP - Brasil).
A bordo do mesmo vinham 165 famílias, que estas eram formadas por camponeses muito humildes, que deixaram para trás um país em crise.
Emigrar parecia a melhor maneira. Eram 17 horas, 18 de junho de 1908, quando o navio chegou ao Brasil. Duas horas depois, tomaram um trem, o qual os levariam à Hospedaria dos Imigrantes. O que mais chamou a atenção dos imigrantes nos brasileiros, foi o asseio, a disciplina e a educação.
Tempos depois, os mesmos japoneses foram se distribuindo em seis fazendas no interior de São Paulo, onde trabalhariam nas lavouras de café. Passaram por uma longa adaptação, onde o salário era ruim, as condições de trabalho guardavam resquícios da escravidão, o que revoltou muito os imigrantes, é tanto que em 1909 só restavam 191 dos mesmos, trabalhando naquelas propriedades rurais.
Em seguida a este período, pequenos lotes de terra foram sendo adquiridos por eles, através de projetos de colonização próximos a capital. Com isso, formou-se uma enorme área de cultivo e criação de produtos hortifrutigrangeiros, conhecida como Cinturão Verde. Dedicaram-se ainda em outros estados ao cultivo de chá, pimenta do reino, etc....
O maior contingente de nikkeis fora do Japão é no Brasil (3 milhões de pessoas); a cultura nipônica conquistou o paladar dos brasileiros com suas comidas, como também no esporte, tendo o judô como exemplo, assim como a filosofia oriental.

Nenhum comentário:

Tradução

GLOB

Pensador.info

Powered By Blogger

Adscense